quarta-feira, 6 de maio de 2009

O ALTAR

           CARÍSSIMOS...

 

     Quando falávamos sobre o início da missa demos destaque ao altar, é sobre ele que hoje falaremos.

    A igreja é o edifício que se destina ao encontro dos fiéis, nela o altar é o centro da ação de graças que se realiza pela eucaristia.

     O altar é o sinal da comunhão, da unidade, sendo a peça principal da igreja, tem a forma de uma mesa, deve ser construído  afastado da parede para ser facilmente circundado; significa Jesus Cristo, representa a mesa que o Senhor Jesus e seus apóstolos usaram para celebrar a ceia na quinta feira santa.

     O altar não é uma mesa qualquer, deve ser dedicado segundo rito prescrito, pois é a mesa do pão do Senhor. Em reverência a celebração do memorial do Senhor ponha-se sobre o altar uma toalha na cor litúrgica ou branca que combine com seu tamanho e decoração. Sobre ele pode ser colocadas apenas coisas que requerem a missa, os castiçais  de uso nas ações litúrgicas podem ser colocados sobre ou junto ao mesmo. Pode-se colocar de modo discreto sobre o altar os aparelhos que ampliem a voz do sacerdote. As flores que simbolizam afeto e carinho sejam usadas junto ao altar, não sobre ele.Haja também sobre o mesmo ou junto a ele uma cruz com a imagem de Cristo crucificado bem visível ao povo reunido.

    Chagando ao presbitério o sacerdote e o diácono beijam o altar, este beijo tem um endereço certo Jesus Cristo, o centro de nossa vida, incensando-o se for oportuno.

     Antes de beijá-lo, no término da procissão de entrada todos, inclusive o padre e o Diácono reverenciam-no com uma profunda inclinação, também nós ao passar por ele devemos assim reverência-lo, esta reverência se dirige à pessoa de Cristo.

    O altar acompanha o povo de Deus desde o tempo de Adão, Caim Abel, Noé, etc., deve ser fixo ou móvel, feito de pedra ou outro material nobre, pois para Deus se dá o melhor e mais digno.

      Quando finda a celebração eucarística novamente o celebrante e os ministros ordenados beijam o altar se despedindo, todos fazem novamente a vênia e assim termina a missa.

 

                                                                                  Paz em Cristo.

                                                                                                         Diácono Xisto.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário